Assista ao vídeo e veja como o GIS foi utilizado no Censo 2020 para modernizar os processos do início ao fim.
Veja neste artigo como o Censo de 2020 dos EUA recebeu uma reformulação para modernizar seus processos com aplicação de novas tecnologias e o GIS atuando de ponta a ponta.
Os censos populacionais são uma das principais fontes de dados para a implementação de políticas direcionadas ao desenvolvimento socioeconômico inclusivo e à sustentabilidade ambiental.
Os governos reconhecem a necessidade de progredir com o auxílio da tecnologia digital e o uso do GIS, para que eles entendam como a localização afeta seus fluxos de trabalho e os resultados.
O Departamento do Censo dos EUA estabeleceu a meta de modernizar todo o processo de censo e de entender como aplicar a tecnologia para realizar melhor sua missão.
Para isso, usaram a tecnologia GIS para atingir maior eficiência, aumentar a precisão e melhorar a colaboração, tudo isso enquanto reduzia os custos.
Todas as décadas, o Departamento do Censo dos EUA avalia seus métodos. Para o Censo de 2020, eles utilizaram o GIS mais do que nunca para acertar nos cálculos.
“O mundo em que vivemos enfrenta desafios cada vez maiores. Mudanças populacionais, excesso de consumo, sustentabilidade – são algumas das coisas que podemos começar a entender com a tecnologia GIS e os dados. O Censo de 2020 nos oferece a oportunidade de coletar dados melhores e mais precisos, que podem contribuir para o nosso entendimento. Com o Censo de 2020, muitos outros países, incluindo os Estados Unidos, estão usando a GIS para reunir mapas com fontes de dados ricas, combinadas com ferramentas de análise eficientes, para proporcionar uma compreensão maior.”
Qualquer agência, não importa quão grande ou complexa ela seja, pode adotar novas tecnologias e aproveitar os benefícios do GIS.
A tecnologia GIS oferece as ferramentas necessárias para as eleições, desde o processo de reorganização dos distritos eleitorais até o alcance e a administração de uma eleição.
Grande parte daquilo que uma comunidade, empresa ou agência pública faz está relacionada à sua geografia. Os governos que buscam mais inteligência nos processos, usam a localização para inovar e colaborar com os cidadãos.
Para a melhor definição de onde fazer a conta do Censo 2020, foi utilizado uma lista de endereços atualizada, precisa e completa com o GIS, além de dados de observação terrestre, como imagens e sensoriamento remoto.
O GIS foi utilizado para identificar as áreas mais difíceis de realizar a pesquisa e direcionar os esforços para melhorar as taxas de resposta.
As ferramentas do GIS foram levadas ao campo, permitindo coletar, monitorar e gerenciar a operação inteira.
A disseminação dos dados é uma parte importante da missão. A tecnologia GIS ajuda a traduzir os dados de forma fácil de entender e adequados para os usuários.
A tecnologia GIS foi usada para modernizar e alterar completamente a maneira de trabalhar do Departamento de Censo dos EUA.
Fazendo uma apuração de endereços dentro do escritório, o Censo dos EUA eliminou 65% do trabalho de campo necessário para validar endereços.
Com o GIS fazendo parte do planejamento, a equipe do Censo dos EUA conseguiu otimizar as áreas de pesquisa e criar estratégias mais eficientes em seu trabalho, poupando tempo e dinheiro.
Com o uso de análise espacial, as agências do censo conseguiram analisar e entender melhor as áreas de difícil acesso e aumentar a precisão das pesquisas em geral.
O GIS pode ser usado para criar produtos que atendam a diferentes tipos de usuários, como acadêmicos, pesquisadores, legisladores, proprietários de pequenas empresas e cidadãos.