EPL (Empresa de Planejamento e Logística)

Transporte

Depoimento de Marcelus Oliveira no EU Esri 2019, explicando para você como a EPL utiliza o ArcGIS de forma sistêmica em todas suas operações e como estão pensando em evoluir o uso da plataforma para o mais alto nível.
Caso de Sucesso – O Plano Nacional de Logística e o Observatório Nacional de Transporte e Logística têm algo em comum: o ArcGIS como protagonista. Descubra como a EPL desenvolveu esses dois grandes projetos.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO TRANSPORTE

As soluções da plataforma ArcGIS implementadas na Empresa de Planejamento e Logística S.A. – EPL geram benefícios para o desenvolvimento do Plano Nacional de Logística (PNL), nos seus estudos, projetos e monitoramento do transporte e da logística no Brasil.

A transformação digital dos nossos processos, por meio do suporte do Observatório e da Plataforma ArcGIS, tem apoiado na missão de planejamento de todo transporte no Brasil.

Dr. Adailton Cardoso Dias

Diretor de Planejamento da EPL

O Desafio

O Observatório Nacional de Transporte e Logística gerenciado pela EPL, necessita gerar e monitorar informações georreferenciadas do setor de transporte, dando confiabilidade para as decisões estratégicas do Plano Nacional de Logística – PNL. Como desenvolver e aprimorar a tecnologia para planejar o transporte e logística de todo território brasileiro?

A Solução

Com as ferramentas construídas na Plataforma ArcGIS todas as equipes técnicas da EPL acessam e analisam todas as informações de transporte, como ferrovias, rodovias, hidrovias, portos e dutos de forma rápida e confiável. Isso possibilita a realização de análises e identificação de inconsistências na infraestrutura das redes de transporte e locomoção dos veículos.

Benefícios

Resultados Relevantes do Cenário PNL

  • Redução do custo médio unitário por tonelada transportada no Cenário Base de R$ 0,115/TKU para R$ 0,099/TKU (~14%);
  • Redução do custo total de transporte para a movimentação de carga na ordem de R$ 54,7 bilhões/ano (~ 0,8% do PIB de 2017);
  • Redução de gargalos logísticos de 31.661,5 km para 12.606,8 km (~60%);
  • Redução de 19,1 milhões de toneladas nas emissões de CO2 (~14,3%);
  • Matriz de Transportes mais eficiente: Migração de cargas do modo rodoviário para o modo ferroviário.

Características

  • Possibilita a utilização e visualização da rede georreferenciada de dados, utilizada como base para as decisões do PNL;
  • Integra todas as informações à sua base de dados para realizar análises geográficas;
  • Realiza nas aplicações da Plataforma ArcGIS, a identificação de malhas viárias, possibilitando o monitoramento das redes viárias.

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