Nós acreditamos que informações colaborativas são fortes aliadas para resolver os principais problemas atuais, por isso desenvolvemos este formulário que alimenta um painel do COVID-19, com distribuição espacial dos casos registrados.

A intenção é auxiliar no monitoramento e no planejamento de ações importantes para o combate à pandemia. Gerando mapas na escala de detalhes intermunicipal.

Um grupo de profissionais do setor de geotecnologias tem se reunido para discutir sobre formas de ajudar a população, o poder público e também as empresas durante esse período crítico da pandemia. O painel do COVID-19 é resultado dessas reuniões.

Nós podemos gerar mapas dinâmicos para melhorar o entendimento da pandemia

Essa iniciativa surgiu do encontro de vários profissionais do setor de geotecnologias.

Fazemos parte de diversos grupos de estudo e trabalho, e com o avanço dos casos e todo o impacto na sociedade, surgiu a demanda de também contribuirmos com o nosso conhecimento técnico.

Além da coordenação e contribuições técnicas da Hubse nesse processo, vários profissionais do grupo de curadores do MundoGEO/DroneShow, da FGV, de algumas prefeituras e diversas outras empresas ajudaram na construção e divulgação do painel do COVID-19.

Todos nós compartilhamos a convicção de que o conhecimento colaborativo é um forte aliado ao combate do vírus.

Objetivo central das informações colaborativas no painel do COVID-19

Temos o objetivo de ajudar os governos, as empresas que têm soluções diretas para essa crise e a população em geral a ter mais informações na escala intramunicipal. Com isso, o planejamento de ações e a tomada de decisão de gestores e do público se torna mais eficiente e ordenada.

Como posso colaborar com informações úteis no painel do COVID-19?

A aplicação foi feita utilizando um formulário de coleta de dados online Survey123 da plataforma ArcGIS, que, automaticamente, em tempo real, alimenta um mapa interativo, construído de forma colaborativa pelas pessoas que inserirem dados nele. O mapa é feito utilizando o aplicativo Operations Dashboard, também da plataforma ArcGIS.

Dessa forma, qualquer pessoa, de qualquer município do Brasil, pode contribuir, inserindo dados no formulário, que marca no mapa a localização da pessoa em tempo real, inserindo também os outros dados preenchidos no formulário.

Déborah Pires, COO da Hubse, destaca a importância do resultado de coletar e dar visibilidade a todos sobre os dados da pandemia.

“Os painéis ajudam os gestores, e até mesmo a população em geral, a ter uma visão mais ampla e didática dos resultados. E, com certeza, mais estratégica. Ele é todo interativo. Isso facilita e incentiva a contribuição pelo maior número de pessoas e serve de apoio a análises e estudos. Nesse momento em que enfrentamos o coronavírus, todo conhecimento e informação é importante!”

– explica Déborah.

Solução aberta a contribuições e em constante evolução

Após o lançamento das aplicações já recebemos dezenas de convites de parcerias, o que reforça o sentimento de todos colaborarem. Está previsto um conjunto de melhorias contínuas, onde faremos o filtro por cidades e Estados, a possibilidade de uma mesma pessoa evoluir suas respostas e a integração com locais onde estão sendo realizados testes do COVID-19.

Todas as sugestões de melhorias ou parcerias são bem-vindas.

Você quer se juntar a nós nesta ação de colaboração para enfrentarmos com mais força o COVID-19?

Formulário para colaborar com suas informações sobre o COVID-19 - União e colaboração resulta em painel do COVID-19

Acesse aqui o painel do COVID-19 que mostra todas as informações obtidas no formulário colaborativo:

Painel com as informações em tempo real -União e colaboração resulta em painel do COVID-19