IBAR

Mineração

Caso de Sucesso IBAR
A transformação digital da IBAR com app de campo na segurança e confiabilidade dos dados

Sentindo a necessidade de um controle maior sobre o carregamento e transferência de minérios, o setor de mineração da IBAR passou a utilizar o app Survey123 com ótimos resultados.

O artigo recente “Tecnologias essenciais para o setor de mineração” foi muito feliz ao realizar um paralelo da coleta de dados na mineração sendo realizada primordialmente por anotações em papel com a recente transformação digital que as indústrias vêm passando ao migrarem do que era papel e caneta para dados digitais.

A transformação digital da IBAR com app de campo na segurança e confiabilidade dos dados

O trabalho que antes era realizado apenas anotando em um caderno, passou a ser realizado com um smartphone robusto, com certificação à prova d’água, poeira e quedas, fazendo com que os dados sejam coletados, caso necessário, inclusive em situações climáticas adversas.

As anotações ficavam restritas ao dia do carregamento e o número da nota fiscal, agora informações como data, horário, tipo do material, peso e código do lote são adquiridas em fração de segundos apenas utilizando a câmera do smartphone lendo um QR Code, além de registrar espacialmente a localização do ponto carregado, cada informação coletada é armazenada como uma coluna na tabela de conteúdo, o que possibilitou inclusive adequar a estrutura de banco de dados existente da empresa.

Inúmeras foram as vantagens em adotar o Survey123, cito algumas:

  • Armazenamento

Uma vez na nuvem, o dado não corre risco de se perder ou ser destruído acidentalmente.

  • Segurança

Não precisar arquivar o dado fisicamente e seu acesso é protegido por senha.

  • Compartilhamento

Assim que o upload dos dados é realizado no ArcGIS Online, ele é compartilhado rapidamente com todos os envolvidos, inclusive notificando via e-mail sempre que um dado novo é gerado.

  • Validações

Poder restringir o que será coletado, diminuindo consideravelmente erros humanos (digitação incorreta ou dados duplicados).

  • Integração

Via ArcGIS Online é possível visualizar todos os dados coletados junto de outros dados pré-existentes, como imagens aéreas (satélites ou drones) e feições coletadas via Collector for ArcGIS.

  • Dados espacializados

Com o GPS integrado do smartphone, cada carregamento fica registrado exatamente onde foi realizado como uma feature layer de ponto.

principal vantagem de fato é a espacialização embarcada no dado, possibilitando a utilização da ciência do onde (The Science of where).


Fique por dentro de todas as novidades do Portal GEO. Faça grátis sua inscrição!

Veja também:

Tecnologias essenciais para o setor de mineração

Criando minha primeira aplicação web com mapa – parte 1

O paradoxo da privacidade

7 mitos (esclarecidos) sobre o ArcGIS Pro


Carregamento do minério

QR Code e Survey123 no carregamento de minério - imagem 1

processo de carregamento do minério é realizado com a emissão de um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) pelo setor fiscal da empresa. O departamento de TI da IBAR desenvolveu uma rotina onde a partir geração da DANFE é gerado um QR Code com as todas as informações de interesse, este QR Code é impresso em um documento que vai anexado junto a nota com o motorista.

Nosso controle de formação das pilhas de minérios é via certificação química. Materiais distintos possuem diferenças em peso de óxidos, caso tenha um carregamento incorreto, poderia causar transtornos na fábrica.

Assim que o motorista chega ao pátio de estoque de matéria prima com a carreta, a DANFE é entregue ao operador da pá carregadeira que abre o Survey123 e realiza a leitura do QR Code no local a ser carregado.

QR Code e Survey123 no carregamento de minério - imagem 2
Com a aquisição espacial do dado, temos uma garantia de que o lote de minério foi carregado de acordo com a emissão da DANFE.

Após o carregamento, a pesquisa é salva no smartphone e sincronizada no escritório da mina.

No momento que a sincronização é finalizada, um e-mail é enviado para o setor responsável pelo acompanhamento da transferência da matéria prima da IBAR com as informações do carregamento que acabou de acontecer.

Via ArcGIS online é feita a auditoria, onde é verificado se foi carregado o lote correto.

A partir da nova demanda gerada, foi criado um dashboard via Operations Dashboard que possibilitou auditorias diárias, semanais e mensais, assim como fechamento do inventário anual.

QR Code e Survey123 no carregamento de minério - imagem 3
Visualização da Dashboard criada, cada ponto em vermelho representa um carregamento de minério.

Caminho para o futuro

ganho em produtividade, assim como novas demandas e segurança nos dados fez com que a IBAR iniciasse uma transformação digital piloto em uma mina específica do Grupo, mas que gerou demanda e até o final do ano, a ideia é implementar as soluções Esri (Survey123, Collector for ArcGIS, ArcGIS Online e Opretions Dashboard) em mais três minas do Grupo IBAR.

Quiz para mineração: Descubra se você ou sua empresa estão utilizando de fato as tecnologias essenciais como o Survey123!

Tecnologias essenciais para o setor de mineração - QUIZ

GOSTOU DO QUE VIU?

Faça igual na sua empresa, preencha o formulário a seguir e receba um contato da nossa equipe de VENDAS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

© 2019 - Casos de Sucesso Imagem - Esri