Klabin

Agronegócio

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO SETOR FLORESTAL

A plataforma ArcGIS aplicada ao setor Florestal, permite a integração dos processos de planejamento às operações de campo, permitindo o monitoramento de áreas em tempo real, reduzindo o ciclo de disponibilidade das informações para tomada de decisão.

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. É também a única do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff. Empresa brasileira, fundada em 1899, possui atualmente 18 unidades industriais (17 no Brasil, em oito estados, e uma na Argentina). Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico – sistema que mescla matas nativas preservadas com florestas plantadas de pínus e eucalipto –, a companhia possui 229 mil hectares plantados com pínus e eucalipto e 214 mil hectares de matas nativas preservadas.

O Desafio

Monitorar e cuidar de aproximadamente 500 mil hectares de florestas em três estados, otimizando a produção e as operações em campo para minimizar riscos e custos. Como monitorar cada árvore como se fosse única, desde o momento do plantio da muda até sua colheita, garantindo a disponibilidade e a qualidade da matéria prima para a produção de celulose e papel?

Benefícios

Aproveitamento de área útil: redução do tempo para identificação de florestas plantadas em 50%.

Redução de deslocamento de pessoal em campo.

Economia em torno de 1 milhão de reais apenas no primeiro ano de uso das aplicações de mobilidade e de mobilidade e monitoramento remoto das Florestas a partir da plataforma ArcGIS.

Identificação das anomalias do produto em poucas horas (antes durava semanas), resultando em um processo de alta qualidade e performance.

CARACTERÍSTICAS

Integração do software ERP com solução de monitoramento por imagem de satélites, para identificação da real existência e localização geográfica do estoque de madeira em campo.

Coleta de dados em campo através de aplicações e formulários digitais integrados a Plataforma ArcGIS.

Classificação dos gêneros florestais, idades e distâncias entre florestas, além do acesso a informações em tempo real pelos colaboradores.

Identificação da localização geográfica das operações em campo, possibilitando o melhor gerenciamento das operações e a aplicação das boas práticas de manejo.

GOSTOU DO QUE VIU?

Faça igual na sua empresa, preencha o formulário a seguir e receba um contato da nossa equipe de VENDAS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

© 2019 - Casos de Sucesso Imagem - Esri