WHUD (White House Utility District)

Saneamento

Sobre a WHUD

A WHUD é uma empresa de Saneamento, localizada no Tenesse, nos Estados Unidos, que atende uma população de 90.000 pessoas, em uma área de 1500km2, tornando-a a maior empresa de Saneamento do estado.

O Desafio

Como muitas outras empresas de Saneamento, a WHUD enfrentava uma grande preocupação com o envelhecimento da infraestrutura, que pode causar um aumento no índice de vazamentos e grandes impactos operacionais no sistema. Sendo assim, os profissionais da empresa buscaram uma forma de gerenciar seus dados sobre a infraestrutura, para tomar decisões sobre investimentos em reabilitação de rede e sobre ações de manutenção e reparos de vazamentos no sistema.

A Solução

A empresa de saneamento empregou o sistema de informações geográficas corporativo (GIS) que possibilitava integrar todas as informações críticas, incluindo dados sobre os ativos e atualizações sobre as equipes em campo. Com o Sistema, a WHUD adotou estratégias para, rapidamente, isolar trechos de redes com vazamentos, a fim de acelerar as ações de reparo e manutenção, melhorar seu tempo de resposta a emergências como as rupturas de tubulações de grande porte, e melhorar a estratégia de investimentos em reabilitação de redes. Resultando em uma diminuição do volume de água perdido pela maior rapidez nos reparos e pela melhor identificação dos trechos prioritários para substituição.

Benefícios

O resultado

 

 

A equipe de Engenharia da WHUD estima que houve uma redução de custos na ordem de $1.000.000,00 ao ano, sendo que mais de $200.000,00 foram provenientes da detecção prévia de vazamentos no sistema. Os impactos indiretos das ações são estimados em uma economia de cerca de $32.000.000,00.

“Devido ao investimento na plataforma ArcGIS, notamos um grande retorno para a empresa. Graças ao fácil acesso para todos os colaboradores, nós conseguimos redirecionar as ações para áreas prioritárias, como a detecção de vazamentos, para ajudar a eliminar o volume de perdido, economizando centenas de milhares de dólares por ano” – Amy Meadows

Os serviços de atendimento aos clientes foram melhorados, como por exemplo a indicação pelos consumidores dos locais de vazamentos e falta d’água de forma mais precisa através de webmaps. Além disso, a WHUD evidenciou fluxos de trabalho mais otimizados e melhoria da produtividade, permitindo que os colaboradores focassem em atividades mais estratégicas.

 

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